Açaí

Açaí e seus benefícios para a saúde

Açaí é uma palmeira tipicamente tropical, originária da Amazônia, que se adaptou bem ao sul da Bahia e norte do Espírito Santo. Dela aproveitamos o fruto que tem uma polpa com grande poder nutritivo. Consumida desde os tempos pré-colombianos. Hoje em dia essa iguaria exótica é apreciada no mundo todo em bebidas, mix de frutas, sorvetes, doces, vinho e licores.

O açaí contém vários antioxidantes. Porém, as antocianinas, as proantocianidinas e outros flavonóides são os que predominam. Todavia, as anticianinas são os compostos que contribuem com uma maior capacidade antioxidante deste fruto. Atribuem à classe destes flavonóides efeitos protetores contra muitas doenças, principalmente, as cardiovasculares, neurológicas e câncer. As antocianinas ajudam também a combater os radicais livres, a melhorar o perfil imunológico e a retardar o envelhecimento.

A gordura contida no açaí é monoinsaturada, semelhante ao óleo de oliva, consumido in natura, é um alimento importante para as pessoas portadoras de diabetes tipo 2 e colesterol elevado. Pode ser associado a diversas outras frutas, aumentando o seu valor energético, sendo recomendado o seu uso antes da atividade física.

Benefícios do Açaí

  • Prevenção de câncer. Devido à ação das anticioninas e do ácido oléico, bloqueando os genes que causam a doença, atrasando o desenvolvimento dos tumores e fazendo as células da doença se autodestruírem.
  • Saúde do coração. O uso constante da polpa do açaí ajuda a proteger contra a aterosclerose (endurecimento das artérias), inibindo a produção de citocinas pró-inflamatórias.
  • Melhora do perfil imunológico. Algumas pesquisas demonstram que a ação imunomodulatória do açaí se deve à ação dos antioxidantes e aos altos níveis de vitamina C.
  • Efeito anti-inflamatório. Os antioxidantes e a composição lipídica do açaí podem ajudar na redução dos sintomas de doenças devido à inflamação crônica, como asma e doenças auto-imunes.
  • Prevenção de doenças neurodegenerativas e declínio cognitivo com a idade. O ação possui ingredientes que mantém o cérebro em alerta por mais tempo e podem evitar a ocorrência de danos que podem evoluir para a Doença de Alzheimer.
  • Efeitos sobre os níveis de colesterol. A existência de ácidos graxos essenciais na composição do açaí, ômega 6, fazem deste fruto um regulador eficiente nos níveis de colesterol LDL e HDL, prevenindo coágulos ou outros danos cardiovasculares.
  • Efeito antienvelhecimento. A alta concentração de polifenólicos da polpa confere ao açaí uma grande capacidade de eliminação dos radicais superóxido e peroxil, o que sugere que esta fruta tem propriedades que podem retardar o envelhecimento.

Solicite uma cotação